Institucional

História

A história da Paróquia Santíssima Trindade deu-se início nos anos 80, onde as Missas eram celebradas na garagem de um fiel da comunidade. Com o passar dos anos e com a presença dos Padres da Congregação do Espírito Santo – Espiritanos viu-se a necessidade de se ter um lugar maior e apropriado para celebrar a Eucaristia, já que o número de fiéis era crescente.

Sensível a essa necessidade, a Senhora Raimunda, viúva do Senhor Osmar Lúcio de Alencar, doou um terreno para que fosse construída a primeira capela do bairro. Seu único pedido foi apenas que o santo padroeiro da capela fosse São João Batista, de quem seu esposo era grande devoto.

Em 15 de agosto de 1980, com a ajuda dos fiéis e do Padre Patrício, CSSp, era inaugurada a primeira Igreja do Bairro Jardim Alto Alegre, a Capela São João Batista. Com o passar dos anos e com o espírito fervoroso da CEBs, novas capelas foram surgindo nos bairros vizinhos, que também estavam sob a responsabilidade dos Padres Espiritanos, dando-se assim início a Área Pastoral Minas do Rio Verde. Os sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio eram arquivados nos livros da paróquia São João Batista, Jardim Colonial.

Nesse período, passaram alguns Padres e Religiosas que contribuíram para o crescimento espiritual e social das comunidades, dentre eles, Padre Hugo Boyle, CSSp, Padre Hugo de Blacam, CSSp, Irmã Dirce, entre outros, que estiveram a serviço do povo de Deus.

A pequena comunidade acolhia os fiéis para as Missas Dominicais que eram celebradas às 9h da manhã. Com o passar dos anos, o espaço celebrativo já não comportava o grande número de fiéis, que cada vez mais buscavam as Missas e Sacramentos.

Anos depois, com a chegada do Padre Maurício Shortall, CSSp, com a ajuda de sua Congregação e com muito trabalho e doações dos leigos, um terreno para a construção de uma nova Igreja foi comprado. Ainda conhecida como Área Pastoral Minas do Rio Verde, nem se imaginava que ali naquela construção estava sendo moldado um sonho de Paróquia. Também são lembrados os Padres Mark Brendan Foley, CSSp, Padre Niall, CSSp, Padre Michael Looney, CSSp, que fizeram parte desse projeto.

Em 05 de abril de 1997, com a autorização do Bispo Auxiliar da Região Belém, Dom Décio Pereira, a então Área Pastoral foi erigida a Paróquia Santíssima Trindade no bairro Jardim Alto Alegre, tendo como primeiro Pároco, o Padre Maurício Shortall, CSSp. Sendo substituído no ano de 2002 pelo Padre João Horan, CSSp, nosso segundo Pároco. Durante esses anos de serviço missionário, mais capelas foram sendo construídas, totalizando 10. Citamos as capelas: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima no bairro Jardim Nova Vitória; Divino Espírito Santo - Jardim Laranjeiras; Sagrada Família - Jardim Bandeirantes; São José - Jardim Arantes; Santo Antonio – Jardim Leme; Santa Rita – Jardim Limoeiro; Imaculada Conceição e Nossa Senhora do Rosário – Recanto Verde do Sol e a Igreja Matriz.

Citamos, ainda, as irmãs da Congregação da Beatíssima Virgem Maria, em especial a ir. Ilda que muito contribuiu com o seu serviço, dando suporte e protagonismo a Grupos eclesiais de base.

No início do ano de 2008, os Padres da Congregação do Espírito Santo deixam a Paróquia, assumindo o Padre Airton Ferreira de Siqueira, no dia 30 de junho de 2008 como administrador paroquial, sendo empossado pelo Bispo Auxiliar da Região Belém, Dom Pedro Luiz Stringhini, exercendo seu ministério sacerdotal nessa Paróquia até o dia 30 de dezembro de 2010.

Tendo em conta que no dia 23 de janeiro de 2011, Padre Lauro Wisnieski, Pároco da Paróquia São Mateus Apóstolo, assume como novo administrador paroquial devido a uma eventualidade que deixou a Paróquia sem um Padre responsável, até o dia 06 de fevereiro de 2013. Contudo, nessa mesma época, Padre Boris Agustín Nef Ulloa auxiliava aos finais de semana nas necessidades pastorais. Citamos também a presença missionária das Irmãs do PIME que cooperaram com a história dessa Paróquia. Tínhamos igualmente a presença do então Diácono Jefferson Mendes de Oliveira, que em dezembro de 2012 se ordenava Presbítero.

Desse modo, no dia 07 de fevereiro de 2013, assume a Paróquia Santíssima Trindade, sendo o terceiro pároco, Padre Jefferson Mendes de Oliveira, empossado pelo Bispo Auxiliar de nossa Região, Dom Edmar Peron. Em seu ministério, realizou junto aos leigos, reforma de algumas Capelas, da Igreja Matriz, a construção da Capela São Pedro, organização de arquivos e documentos da Paróquia, trabalhos pastorais e sociais, até o dia 03 de fevereiro de 2018, sendo instrumento de Cristo com seu carisma e serviço na vida do povo.

Muitos vigários caminharam com a comunidade, como Pe. Rodrigo Aguiar Freitas, Pe. Everton Augusto de Souza, Pe. Luciano Louzan, dentre outros que somente temos a agradecer pelo dom de servir a Igreja em virtude do sacramento da Ordem e Ministério, segundo a vocação dada por Deus.

Mais recentemente um novo Pastor nos foi apresentado, Padre Francisco Reginaldo Henriques de Miranda, sendo empossado no dia 04 de fevereiro de 2018, pelo Bispo Auxiliar da Região Belém Dom Luiz Carlos Dias, exercendo seu Ministério Sacerdotal com alegria a serviço da Paróquia Santíssima Trindade.

No dia 18 de outubro de 2020, pelo Bispo Auxiliar Dom Luiz Carlos Dias, nossa Pároquia foi dividida em duas para melhor trabalho Pastoral, permanecendo junto a nossa a Igreja Matriz e as Capelas Divino Espírito Santo, Sagrada Família, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima.

 

 

 

 

 

No dia 25 de outubro de 2020, sob o comunicado de Dom Luis Carlos Dias, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Belém, foi anunciada a saída do nosso então Pároco, Padre Francisco Reginaldo Henriques de Miranda. Foram dois anos de pastoreio, junto ao Vigário Padre Gerson, que continuará em sua função. Nossa Paróquia tem muito a agradecer pelo crescimento Pastoral que o Padre Reginaldo proporcionou, sendo um Pároco que sempre se fez presente em todas as Capelas que compoem nossa Paróquia.

Após a saída do Padre Reginaldo, Padre Neidson Gomes, Pároco da Paróquia Santo André Apóstolo no Setor Conquista, assumiu como Administrador Paroquial até o início do mês de fevereiro.

No dia 14 de fevereiro de 2021, em Celebração presidida por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo auxiliar da Região Belém, foi empossado Pároco em nossa Paróquia Padre Gerson de França Silva. Padre Gerson já atuava como Vigário Paroquial e agora prossegue com seus trabalhos no ofício de Pároco.